Se deseja que o seu cabelo seja cuidado na perfeição e esteja devidamente forte e saudável, então tem de experimentar os óleos capilares. No entanto, antes de o fazer, deve determinar a porosidade do seu cabelo. Isto vai ajudá-la a cuidar do cabelo e do couro cabeludo. O que é a porosidade capilar? É o nível de afastamento das cutículas em relação à haste do cabelo. Existe cabelo com porosidade baixa, porosidade elevada e porosidade média.
O cabelo com porosidade baixa é o mais saudável e o mais bonito
O cabelo pouco poroso é suave, brilhante e saudável. As cutículas estão seladas e muito unidas à haste do cabelo. Por esta razão, as tintas e as substâncias contidas nos cosméticos praticamente não entram nas estruturas internas do cabelo. O cabelo com porosidade baixa é difícil de estilizar, molhar e secar. Este tipo de cabelo é menos suscetível aos danos e tem normalmente uma cor natural. Não fica frisado nem arrepiado; e ao pentear, os fios não ficam emaranhados. Este cabelo deve ser submetido ao tratamento capilar com óleo durante muito tempo; no entanto, deve ter cuidado para não deixar o cabelo pesado ou o couro cabeludo oleoso. Os óleos saturados são os melhores para o cabelo pouco poroso, pois criam uma camada protetora na sua superfície. Estes produtos são feitos de partículas realmente pequenas, que penetram facilmente na camada de cutículas firmemente unidas. Experimente óleos capilares como: óleo de palma, óleo de babaçu, manteiga de karité, aloe vera ou extratos vegetais.
Cabelo africano, encaracolado ou cacheado, ou seja, cabelo muito poroso
O cabelo com porosidade elevada é conhecido por ser frisado e arrepiado, é também um cabelo seco e áspero, mas absorve água com rapidez. Neste caso, as cutículas estão muito abertas, pelo que as colorações e estilizações não representam um problema. No entanto, lembre-se de que o recurso regular a secagens, encaracolamentos, alisamentos e outros tratamentos que utilizam temperaturas elevadas pode danificar o seu cabelo. O cabelo muito poroso deve ser submetido a um tratamento capilar com óleo breve, pois absorve rapidamente água e outras substâncias. Durante o cuidado capilar, este cabelo requer a utilização de emolientes, proteínas e humectantes. Este cabelo também pode beneficiar da presença de óleos com ácidos gordos polinsaturados, constituídos por grandes partículas que penetram facilmente nas cutículas muito levantadas. Os óleos seguintes correspondem a estes produtos: óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de macadâmia, azeite, óleo de amêndoa doce, óleo de linhaça, óleo de sésamo, óleo de onagra e óleo de semente de abóbora.
Cabelo emaranhado, ou seja, cabelo com porosidade média
O cabelo com porosidade média é parecido com os cabelos pouco e muito porosos. O cabelo é saudável e fácil de estilizar. As cutículas estão muito levantadas. Os ácidos gordos monoinsaturados são os ideais para o cuidado deste tipo de cabelo. São feitos de partículas de dimensões médias que mantêm o cabelo em bom estado, melhoram a estilização e evitam danos. Experimente um dos seguintes óleos: óleo de argão, óleo de crambe, óleo de gérmen de trigo, óleo de semente de papaia ou óleo de rícino. Utilize também os seguintes ingredientes no tratamento: humectantes e proteínas contidas nos condicionadores.
Como verificar o tipo de porosidade do seu cabelo?
Pode fazer um teste simples. Aparentemente, o melhor é o teste da água. Em que se baseia? Coloque alguns fios de cabelo num copo ou bacia com água. Lembre-se de que os fios devem estar limpos e sem silicones. Se o cabelo afundar dentro de dois minutos, isso significa que o cabelo tem porosidade elevada. Os cabelos que ficam à superfície ou que afundam mais tarde são pouco porosos.
Conhece mais algum método que ajuda na determinação da porosidade capilar? Existem muitos. O método da visão baseia-se na observação do cabelo em diversas condições climatéricas, logo após a lavagem ou secagem, depois da aplicação de diversos cosméticos e durante a estilização. O método do toque permite-lhe determinar se o seu cabelo é áspero e encaracolado (porosidade elevada) ou suave e macio (porosidade baixa). Existe dois outros testes que requerem a utilização de produtos alimentares. O primeiro é o teste do óleo de coco. Aplica o cosmético no cabelo e enxagua uma hora depois. O cabelo com porosidade elevada é seco e mate, enquanto que o cabelo com porosidade baixa – brilhante e macio. O teste da farinha oferece resultados semelhantes. A farinha não permanece no cabelo com porosidade baixa durante o mesmo tempo e na mesma quantidade que fica no cabelo com porosidade elevada.
O que deve saber mais sobre porosidade capilar?
Antes de determinar a porosidade do seu cabelo, deve ficar a saber mais algumas informações muito importantes. Não se esqueça de que o cabelo pode ter diferentes tipos de porosidade. No cimo da sua cabeça, o cabelo pode ser pouco poroso – o sebo suaviza e confere brilho aos fios. Ao passo que as pontas têm porosidade elevada – devido à escovagem incorreta, às colorações, à falta de cuidado adequado ou até ao facto de colocar o cabelo sob os cachecóis e casacos, podendo deixar as pontas espigadas, secas e frisadas.
A porosidade capilar pode aumentar ou diminuir com a utilização dos cosméticos certos ou ao limitar os tratamentos de cuidado capilar. A porosidade capilar pode aumentar devido a: clareamentos, colorações, estilização térmica, radiação solar, radicais livres, e utilização de determinados cosméticos. E o que fazer para diminuir a porosidade capilar? Utilizando óleos cosméticos no cuidado diário. Estes produtos combinam com o cabelo e couro cabeludo, com a sua porosidade e com o nível de danos e fornecer todas as substâncias essenciais.