O tratamento capilar com óleo é um método de cuidado capilar e de couro cabeludo muito popular. A tendência teve origem no Médio Oriente. As mulheres árabes e indianas aplicam óleos no cabelo, para que fique bonito e saudável durante mais tempo. Muitas apaixonadas por cabelos já estão familiarizadas com o tratamento capilar com óleo e todas elas recomendam vivamente este método. Este tratamento ajudou muitas pessoas a reparar as pontas espigadas, couro cabeludo irritado, caspa e fios danificados. Experimente este método agora, se desejar ter um cabelo bonito.
O que é o tratamento capilar com óleo?
O tratamento capilar com óleo consiste na aplicação de um óleo em todo o cabelo, no couro cabeludo ou apenas nas pontas. Onde e como aplica o óleo depende apenas de si. O tratamento é recomendado para toda a gente, independentemente da idade ou do sexo. Regenera o cabelo seco, fraco, quebradiço e danificado. Graças a este cuidado, o cabelo fica brilhante, saudável, fácil de pentear e resistente aos danos. As células da pele no couro cabeludo serão mais bem administradas de oxigénio, as glândulas sebáceas irão ficar normalizadas e os bulbos irão ficar mais fortes.
Como se deve preparar para o tratamento capilar com óleo?
Para que o tratamento proporcione os resultados esperados, leve o cabelo para retirar o excesso de sebo, sujidade e resíduos de cosméticos. Assim poderá ver-se livre dos silicones, parafina e de outros produtos que deixam o cabelo com uma camada gordurosa e espessa. Lave com champô com SLS diluído em água, e depois de terminado o tratamento capilar com óleo, aplique uma máscara capilar ou condicionador hidratante.
Qual o melhor óleo para fazer o tratamento capilar com óleo?
A escolha do cosmético depende da porosidade do seu cabelo, do nível de danos e do tipo de couro cabeludo. Comece por experimentar os óleos que tem na cozinha. Um óleo muito bom é o óleo de semente de girassol, o óleo de grainha de uva ou o azeite. Existem muitos óleos cosméticos à venda em farmácias, lojas de alimentos saudáveis e na Internet. Estes produtos são ideais para um cuidado capilar profissional. Escolha óleos como: milho, coco, linhaça, argão, tamanu, amêndoa doce, jojoba, abacate e macadâmia. Não se esqueça de que o couro cabeludo e as pontas podem ser tratadas com cosméticos totalmente diferentes. Porquê? Diferentes partes do cabelo podem ter porosidade e níveis de danos diferentes.
Com que frequência deve fazer o tratamento?
Se tiver o cabelo danificado, realize o tratamento com óleo muitas vezes. De qualquer modo, uma vez por semana é suficiente. Tenha sempre em mente que o tratamento capilar com óleo regular requer uma lavagem igualmente regular. Ao usar champôs com forte ação de limpeza está a remover a camada protetora e a provocar uma secreção excessiva de sebo. Igualmente importante é o tempo dedicado para deixar o óleo atuar no cabelo. O tratamento pode proporcionar resultados satisfatórios se lavar o cabelo apenas passado algumas horas. No entanto, os melhores resultados são obtidos se deixar o óleo atuar durante a noite. E quanto óleo deve aplicar no cabelo? Isso depende do comprimento e da grossura do mesmo. Algumas pessoas precisam de apenas duas gotas, enquanto que outras – duas colheres de sopa.
Métodos de tratamento capilar com óleo. Quais é que conhece?
Existem inúmeros métodos de tratamento capilar com óleo. Os mais populares são: em cabelo seco, molhado, em spray, com condicionador, com sérum em spray e tratamento com óleo na bacia. O tratamento capilar com óleo é baseado na aplicação de um óleo em cabelo seco ainda por lavar. Infelizmente, o sebo, a poluição e os resíduos de cosméticos podem limitar o acesso dos ingredientes nutritivos nas estruturas capilares internas. É por isso que deve experimentar o tratamento em cabelo molhado. Molhe o cabelo e depois aplique o óleo. Passado cerca de uma hora, lave o cabelo com champô e água morna.
Em vez de água, utilize um spray capilar. Até mesmo um feito por si em casa. Pode complementar um spray de farmácia com ingredientes hidratantes adicionais, como ácido hialurónico, proteína ou aloe vera. Em que se baseia o outro método? O tratamento com condicionador consiste em combinar um óleo com outros cosméticos condicionadores. Escolha um condicionador sem silicones, parafina, ou outras substâncias prejudiciais. Aplique o condicionador em cabelo húmido e, em seguida, o óleo. Lave e seque o cabelo cerca de uma hora depois.
O melhor método de tratamento é aquele que é feito com cosméticos feitos à mão. Misture o óleo, o condicionador/máscara capilar e água (pode usar sumo de aloe vera em vez de água). Deite numa garrafa com um atomizador e depois utilize conforme preferir. O último método envolve mergulhar a cabeça numa bacia com água e óleo. Envolva o cabelo numa toalha e, passado uma ou duas horas, lave-o bem.